Resenha: Memórias de uma Gueixa

Hey!

Como prometido hoje vamos falar sobre esse livro lindo que é o "Memórias de uma Gueixa"!

Sinopse - Memórias de uma Gueixa - Arthur Golden
"Memórias de uma Gueixa" é um romance fascinante, para ser lido de várias maneiras: como um mergulho na tradicional cultura japonesa, ou um romance sobre a sexualidade, e ainda, como uma descrição minuciosa da alma de uma mulher já apresentada por um homem. Seu relato tem início numa vila pobre de pescadores, em 1929, onde a menina de nove anos é tirada de casa e vendida como escrava. Pouco a pouco, vamos acompanhar sua transformação pelas artes da dança e da música, do vestuário e da maquilagem; e a educação para detalhes como a maneira de servir saquê revelando apenas um ponto do lado interno do pulso - armas e mais armas para as batalhas pela atenção dos homens. Mas a Segunda Guerra Mundial força o fechamento das casas de gueixas e Sayuri vê-se forçada a se reinventar em outros termos, em outras paisagens.





Autor: Arthur Golden
Editora: Imago
ISBN: 9788531206054
Nº de Páginas: 460


Chiyo é uma menina de 9 anos que mora em uma vila de pescadores com seus pais e sua irmã mais velha, Satsu. A vida já não era fácil naquela época, mas depois que sua mão fica doente e seu pai resolve vender ela e a irmã como escravas, fica ainda pior.
As duas vão para Gion só que são separadas, Chiyo fica no Okiya Nitta onde deve ser preparada para se tornar uma gueixa, enquanto Satsu é levada para algum lugar desconhecido por Chiyo. Depois de um tempo trabalhando como empregada ela começa a ter aulas, até o fatídico dia que decide fugir com sua irmã e é pega. A partir daí sua vida fica ainda mais difícil.

No okiya Nitta há apenas uma gueixa, Hatsumomo, muito bonita e famosa na cidade porém invejosa e má!
Desde a chegada de Chiyo faz questão de tornar sua vida nada agradável. Abóbora, outra menina da idade de Chiyo também não escapa de suas maldades.
Após algum tempo Hatsumomo se torna irmã mais velha de Abóbora, enquanto Chiyo continua como empregada. Até que Mameha, outra gueixa muito famosa e rival de Hatsumomo, vê o potencial daqueles olhos cinza-azulados e se torna irmã mais velha de Chiyo, que torna-se então Sayuri.

Pouco antes de retornar as aulas, Chiyo conhece o Presidente, por quem se diz apaixonada e promete se tornar gueixa o mais breve possível.
A partir daí sua vida gira em torno das aulas de dança, shamisen, servir saquê e tudo que uma boa gueixa deve saber.



"Memórias de uma Gueixa" é um romance que nos leva para dentro da cultura japonesa. Conta a vida de mulheres que ganham a vida entretendo homens, dançando, servindo saquê e prestando "favores sexuais" há um único homem que se disponha a cobrir suas despesas por toda sua vida, o chamado Danna.

Pois é, a gueixa não é uma prostituta de luxo como muitos pensavam (inclusive eu).
Mas para mim, ela não deixa de ser uma prostituta, a diferença é que faz muitas coisas além do sexo. Na verdade a maior parte delas não é o sexo. Mas enfim...

O que mais me fascinou nesse livro é que o tempo todo eu achei que era uma história real. Talvez porque no início do livro o autor fale que é um relato verídico. ¬¬
Eu só sei que o tempo todo eu pensava: "Será possível isso realmente ter acontecido?" No fundo eu sabia que não, mas ao mesmo tempo ficava tentada a acreditar que sim. (rsrs)
E não posso deixar de falar da capa né?! Linda demais!

Sempre tive interesse na cultura japonesa mas nunca tinha lido algo tão bom a respeito! Já quero ler outros livros do autor.
E estou louca para ver o filme, dizem que é ótimo!

Livro recomendadíssimo!
Quem ainda não leu, corre pra ler.


Bom, por hoje é só!
Beijos e até! ^^






5 comentários:

  1. Estou morrendo de vontade de ler o livro por causa do livro, amei sua resenha, fiquei com mais vontade de ler o livro!!
    Beijos, Ana - Chiado Carioca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você quis dizer por causa do filme né?! hehehe
      Leia mesmo, é muito bom!

      Bjs.

      Excluir
  2. Eu como um eterno apaixonado pela cultura japonesa, já tenho esse livro na minha lista de leitura. Comprei-o na minha última compra literária, sua resenha só me deixou mais curioso ainda!

    Jean Almeida
    http://1livromecontou.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gosta dessa cultura, vai amar ainda mais depois de ler o livro!
      Ele traz riquezas de detalhes, é ótimo.

      Bjs. ^^

      Excluir
  3. É, às vezes eu repito palavras sem querer kkkk, mas 'cê entendeu rs
    Beijos ;)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Gostou? Me diga nos comentários!







Layout por A Design - Ilustração por Aline Fraenkel

Todos os direitos reservados ©