O retorno! / Resenha: Água para Elefantes

Olá!
Após 1 ano e 2 meses, aqui estou.
Peço desculpas por ter me afastado e deixado o blog abandonado por tanto tempo.
Mas agora voltei e não pretendo deixar isso acontecer novamente!
Sem mais, vamos à resenha!

Água para Elefantes





Autor: Sara Gruen
Editora: Sextante
ISBN: 9788599296158
Nº de Páginas: 272








Final da década de 20. Início da Grande Depressão. Uma época difícil onde as pessoas lutam para ter um emprego. É nesse cenário que Jacob Jankowski, no final da faculdade de veterinária, se vê sem os pais, sem bens e sem lugar para ir.
Acontece que o destino o leva a um lugar improvável, onde, mesmo sem seu diploma, ele atua fazendo o que aprendeu nos últimos anos. Tratando de animais.
O "Esquadrão Voador do Circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra", passa a ser a casa de Jacob quando ele, em seu desespero, pula no trem em movimento. Ele só descobre que se trata de um circo quando está lá dentro e o que faz com que não seja jogado para fora do trem é a o fato de ele ser (quase) veterinário.
Após ser admitido, Jacob tem que conviver com a arrogância do Tio Al, empresário do circo e com a inconstância de August, treinador dos animais. Também é aí que ele encontra dois amores que mudarão sua vida, Rosie, a elefanta ladra de limonada e Marlena, a estrela do espetáculo e esposa de August.

Toda essa história é contada por Jacob quando ele tem 90 ou 93 anos.
Após a morte de sua esposa ele é levado para uma casa de repouso e é lá que, ante a chegada de um circo na cidade, relembra tudo que viveu e que nunca compartilhou com ninguém.
Assim, a partir de flashes, narra sua história intercalando com o presente.
Gostei muito do livro.
Além de ser uma bela história de amor, é uma bela história de amor! :)
O que eu quero dizer é que não é apenas um romance entre duas pessoas, o livro retrata o amor do personagem pela elefanta de tal forma que eu juro que ainda não decidi de qual dos dois amores gosto mais.
Além disso, a história também conta um pouco sobre os velhinhos que são esquecidos em casas de repouso, sendo que muitas vezes só precisariam de mais paciência e atenção dos filhos.

A história faz pensar: Sobre o circo e o que realmente acontece quando as lonas caem. "É tudo ilusão, Jacob, e não há nada de errado nisso. É o que as pessoas querem de nós. É o que elas esperam." P. 90
Sobre a vida e em como ela passa rápido. "Mas tudo passa depressa demais. Num minuto estávamos cheios daquilo tudo e, no outro, nossos filhos tinham pegado o carro emprestado e fugido para a faculdade. E agora, aqui estou. Com meus 90 anos e sozinho." P.267/268

O que menos gostei no livro foi a capa.
Acho que já disse que não gosto quando fazem da capa uma "propaganda" para o filme.
Infelizmente quando comprei, só tinha esse. :(


Por hoje é isso!

7 comentários:

  1. Oi,Evelyn!
    Eu acho a premissa desse livro muito interessante. Já assiti o filme e gostei muito. É uma linda história. Imagino que o livro seja ainda mais emocionante. Também não gosto dessa capa.Prefiro a outra.
    Gostei muito da resenha. Espero ter a oportunidade de lê-lo. Já estou seguindo seu blog. Quando quiser é só me avisar dos posts pelo twitter. Se quiser pode seguir e comentar no meu blog também.
    Bjs!

    Zilda
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Zilda!
      Pois é, o livro é bem mais emocionante!
      Mas eu sou suspeita, pois quase sempre acho o livro melhor que o filme.

      Obrigada por seguir!
      Acompanho seu blog também!

      Beijos.

      Excluir
  2. Comprei o livro há muito tempo, e até hoje está na minha lista de "quero ler". Sua resenha me animou muito! Também não gosto muito de capas de filmes, achei essa meio feinha :P
    Ah, e queria te dar uma sugestão! :D Você podia colocar avaliação em estrelas também, ia ser bem legal :)
    Seguindo aqui!
    Beijos, Vickie♥
    ~~>www.chicletevioleta.blogspot.com
    ~~>www.youtube.com/mucioporto1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Vickie!
      Tente "furar fila" para ler esse livro logo (hahaha), é muito legal!
      É bem difícil arrumar capa de livros sem ser de filme quando este já foi lançado, né?
      Muito obrigada pela visita e pela sugestão. Já tinha pensado nisso várias vezes, mas nunca coloco em prática. Mas agora acabei de ter uma ideia legal!
      Beijos. ^^

      Excluir
  3. Estou a um tempo querendo ler esse livro, mas ainda não tive coragem. Depois dessa resenha, fiquei com vontade de ler agora! Vou tomar coragem e ler =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo!
      Aproveita que o segundo vai ser lançado já já.
      Aí você não fica esperando!

      Beijos!

      Excluir
  4. Não li o livro, mas o filme eu já gostei, imagine o livro perfeito...

    Ane
    Aconchego

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Gostou? Me diga nos comentários!







Layout por A Design - Ilustração por Aline Fraenkel

Todos os direitos reservados ©