Resenha: Comer, Rezar, Amar

Olá!
Já estão participando do sorteio? Não percam, pois os livros são lindos! :)
Mas hoje não é dia de falar de sorteio, hoje é dia de resenha!

Comer, Rezar, Amar



Sinopse 






Autora: Elizabeth Gilbert
Editora: Objetiva
ISBN: 9788573028300
Nº de Páginas: 342
Ano: 2008




Liz Gilbert é uma escritora de sucesso que tinha muitas coisas que uma mulher pode querer. Sucesso na carreira, um  bom casamento, uma bela casa. Porém algo estava errado. Ela não estava satisfeita com aquela vida. Queria algo mais.
Após passar várias noites debruçada sobre o piso do banheiro, decide pedir o divórcio. Assim que se separa de seu marido, Liz embarca em um romance que, entre idas e vindas, duraria vários meses. E aí ela percebe que ainda não está pronta para algo assim, o problema é que se sente totalmente dependente de David, seu namorado.
No meio disso, Liz decide aprender italiano e encontrar um mentor espiritual. Porém, logo ela teria que viajar para Indonésia, a trabalho. Quando chega a Bali é direcionada, juntamente com o grupo de yoga que está acompanhando, a um xamã. E é justamente ali, após conversar com o xamã, que ela começa a ter a ideia de viajar por um ano.
Após, enfim, conseguir resolver o seu divórcio e seu relacionamento com David, Liz embarca para a Itália. Este é só o primeiro dos três destinos para o qual ela se programou. Os outros dois são a Índia e a Indonésia. Neste ano de viagem ela quer se redescobrir. Quer conhecer lugares e pessoas, quer aprender mais sobre sua vida espiritual e, após este ano, se sentir uma nova mulher.

Este livro é o relato da autora sobre sua viagem em busca do auto-conhecimento.
Achei o livro bem escrito, com detalhes pertinentes que ajudam a entender melhor tudo que está acontecendo. Adorei como foi dividido: três partes (cada país), 36 contos em cada uma, o que totaliza 108. Como ela explica no início do livro, 108 é um número considera auspicioso, nos círculos esotéricos, e é a quantidade de contas que contém no colar japa mala, que é utilizado na meditação. (Na verdade são 109, porém uma conta fica pendurada como pingente.)
Acho que ela soube descrever bem o que vivenciou em cada país. Não achei o livro cansativo, li algumas resenhas que reclamavam disso, principalmente na parte da Índia, mas não concordo. Acho que como essa parte fala muito do lado espiritual, muitos acham chato e cansativo mesmo. Já eu, aproveitei cada pedacinho. Sempre gostei muito de meditação (mesmo não praticando) e descobri coisas sobre isso que nem imaginava. Juro que quando estava lendo pensei em começar a meditar, mas a ideia não vingou.

Bom, falando em referência ao título, "Comer" com certeza é a Itália! Lá, Liz desfruta de todos os prazeres da comilança, sem culpa. (Como senti inveja ao ler sobre a macarronada, os pães ou a pizza.) Neste país ela aproveita para aperfeiçoar o idioma e é assim que conhece um jovem italiano lindo com quem passa a praticar.
"Rezar", como eu já disse, é a Índia. Após toda os prazeres mundanos vividos na Itália, é aqui que a autora busca o equilíbrio a partir da meditação. Liz tem várias experiências espirituais e descreve cada uma delas de tal forma que o leitor quase consegue imaginar o que se passou. "Quase consegue imaginar" porque não acredito que experiências deste tipo possam ser explicadas, muito menos entendidas. Também é aqui que ela conhece Richard, do Texas. A história ficou muito mais divertida com a chegada dele.
Para "Amar" só sobrou a Indonésia. É em Bali que Liz, dois anos depois, reencontra o xamã que lhe deu a inspiração para esta viagem. Aqui ela continua em sua busca espiritual e por isso passa bastante tempo com o xamã, mas também é como se fosse uma preparação para voltar para casa. Ela também conhece Wayan, outra xamã, que passa a ser uma boa amiga e que ela ajuda de uma forma linda. E então, Liz conhece Felipe, um brasileiro bonitão (e cascateiro, como ele mesmo diz) que passa a fazer parte dos dias dela em Bali.

Acho que tudo que a autora viveu a ensinou, e a nós também, muito sobre paz e equilíbrio interior. E que a velha história de "a felicidade está dentro de você" (que por sinal eu sempre acreditei), é verdadeira. É claro que o exterior influencia, e muito, mas a pessoa se conhecer e estar bem com ela mesma, é o principal para se sentir feliz e realizada.
Tenho que dizer que gostei muito do final! Principalmente por saber que é uma história real.


O livro já ganhou sua versão para o cinema e, pelas críticas que li, é uma boa adaptação.
Estou doida para vê-lo! Alguém aí já viu?

Beijos e até! ^^

4 comentários:

  1. Amei o livro e também não achei nada cansativo, muito pelo contrário! Achei uma delícia de ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é?
      Quero lê-lo de novo, mas nem sei quando vou ter tempo...

      Excluir

Obrigada pela visita! Gostou? Me diga nos comentários!







Layout por A Design - Ilustração por Aline Fraenkel

Todos os direitos reservados ©