Resenha: A Culpa é das Estrelas

Olá!

Resenhaa! :)

A Culpa é das Estrelas

Sinopse - A Culpa é das Estrelas - John Green
A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.

Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.





Autor: John Green
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580572261
Nº de Páginas: 288
Ano: 2012


Hazel Grace é uma adolescente de 16 anos que há 3 convive com o câncer. Apaixonada por ler, principalmente seu livro favorito, passa grande parte do tempo pensando sobre o que teria acontecido com os personagens do livro após o final, já que este foi meio abrupto e não explicou muita coisa. Hazel já tentou várias vezes se comunicar com o autor do livro, Peter Van Houten, mas sem sucesso.
Augustus Waters tem 17 anos e há 1 ano e meio amputou uma perna para se livrar do câncer. Ex-jogador de basquete, adora jogar video-game e ler os livros do seu jogo preferido. Além disso, é muito inteligente e assim como Hazel encara a vida de forma singular. Uma de suas maiores preocupações é ser esquecido.
Em um dia de reunião no grupo de apoio, os dois se conhecem e logo se tornam amigos. Passam a ter uma ótima relação, já que um entende muito bem o outro. A partir daí o que sentem um pelo outro vai se transformando de uma bela e sincera amizade a um inocente amor. Juntos eles passam por momentos difíceis, muitos momentos bons, cheios de felicidade e com a ajuda um do outro passam a enfrentar suas vidas de maneira ainda mais corajosa.


A Culpa é das Estrelas é um romance juvenil, narrado em primeira pessoa (pela voz de Hazel) e que tenta nos mostrar e nos comover com o mundo ingrato dos jovens que vivem com câncer. Tenta. Não achei a história competente o bastante para me fazer rir, chorar e ainda querer mais, como diz na capa.
A história é bonita? Sim, mas é quase como qualquer outra.
Os personagens tendem a ser mais maduros do que deveriam e isso, meio que, "força a barra". Tudo bem que pessoas que passam por situações tão difíceis, como enfrentar uma doença tão terrível, podem mesmo ser mais maduras do que deveriam, devido a tudo que passam. Mas acho que em alguns momentos isso foi um pouco forçado na história.

Calma, eu não detestei o livro. Na verdade, gostei. De verdade. Mas não foi isso tudo que todos falam. Li o livro sem nem mesmo ler a sinopse, já tinha ouvido falar dele, mas nem sabia do que se tratava. O título me chamou a atenção e como tinha ele no computador (e estava sem livros no feirado), decidi ler.

A história tem uma narrativa jovem, é cheia de sarcasmos e até de humor negro. Esse foi um dos pontos que me conquistou. A protagonista, Hazel, não é uma adolescente chata que odeia os pais ou está toda revoltada por causa do câncer. Ao contrário, o outro quesito que ganhou pontos comigo foi a relação que ela tem com os pais. Nesse sentido acho que o autor conseguiu colocar a sensibilidade necessária. Ele mostra um pai sensível, preocupado e amoroso e um mãe forte e dedicada. Os momentos que Hazel tem com os pais são os mais bonitos para mim.

Augustus também tem aquela ironia na maneira de tratar a doença. Principalmente agora que está em regressão, não poupa brincadeiras com a condição do amigo Isaac, por exemplo. Este é outro personagem que sofre com a doença e para completar ainda passa por problemas no seu relacionamento, o que gera cenas bem engraçadas. Voltando a Augustus ou Gus, sua relação com a família também é muito bonita. Além disso, ele sempre mostrou um interesse muito gentil por Hazel, o que fez dele um exímio cavalheiro em vários momentos.

Outro personagem que aparece na história é Peter Von Houten, autor do livro preferido de Hazel. Peter é um homem ranzinza e beberrão que vive na Holanda e nunca mais escreveu outro livro depois do sucesso Uma Aflição Imperial. Como Hazel é totalmente obcecada por contatá-lo para que ele dê um fim para os personagens do seu livro, ele acaba aparecendo em vários momentos na história. No final de sua participação ficamos sabendo o porquê da sua maneira grossa de tratar as pessoas, inclusive grandes fãs como Hazel e Gus.

Logo depois da metade do livro, mais ou menos, ocorre uma reviravolta na história que me surpreendeu. A vida de alguns personagens muda de forma totalmente inesperada, o que gera certa aflição.
O final também foi interessante. Assim que terminei de ler, não acreditei que tinha acabado. Passei as páginas para confirmar que estava no fim. A verdade é que não tinha gostado nem um pouco e tinha até, ficado muito brava com aquilo tudo. Mas depois, pensando sobre ele, vi que realmente foi um bom final. Pelo menos foi diferente do que estou acostumada.


Então, de forma geral, achei o livro bom. Foi tão fácil de ler que quando vi já tinha acabado. Mas como já disse, não crie tantas expectativa só por causa do autor ou da publicidade que ele teve. Se for tão bom assim, ótimo. Se não for, você não vai se decepcionar.


Por hoje é isso.

Beijos e até! ^^

21 comentários:

  1. fiquei com vontade ler :)
    espero ganhar o sorteio, hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou com vontade de ler a resenha ou o livro? hahaha
      Brincadeira, Tamara. Boa sorte! ^^

      Excluir
  2. Eu estava cheias de expectativas por esse livro, sem menos saber da história, via ele em todo canto, e depois que li sua resenha não imaginava que era tão... vamos dizer assim, sofredor, mais com uma linda lição de vida boa. Amei sua resenha esclareceu minhas duvidas sobre o livro.
    Beijo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!
      Vai participar do sorteio, né?

      Boa sorte! ^^

      Excluir
  3. Pela resenha o livro parece bom,mas pelo o que você disse não se pode criar tantas expectativas em cima. Vejo muitas resenhas e publicações sobre esse livro,todas falam que é maravilhoso e colocam como o melhor do momento. Sua resenha colocou pontos positivos e alguns negativos,mostrando que mesmo que tenha gostado do livro mostrou o lado mais maduro dos personagens. Isso é difícil encontrar em algum blogs,só vejo dizer os lados positivos mas aqui vi as opiniões sinceras de você. Mesmo com tantas opiniões sobre o livro vejo que ainda está nos meus desejados,gostei da parte em que você contou sobre o lado amoroso do pai da personagem,e outros detalhes que me chamaram atenção. Espero ter sorte e ler esse livro,tirar minhas conclusões. Muito boa a resenha,detalhada e sincera. Parabéns;
    Estou participando do sorteio,vou torcer.

    Dienylady00@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Dieny.
      Pois é, essa é a minha opinião. Como você disse, muitas pessoas acham esse livro o melhor do momento e falam muito bem dele. Isso é legal, o problema é quando falam bem do livro só por causa da publicidade.

      Boa sorte no sorteio! ^^

      Excluir
  4. Gostei da resenha. Você apontou os pontos bons e ruins do livro, mostrando que é totalmente a sua opinião (Já que a maioria quando resenha este livro o põe como o mais perfeito do universo). Achei uma resenha bastante sincera e completa. Parabéns. Mas eu, pessoalmente, amei o livro e sim, pra mim ele é um dos melhores que já li até hoje e merece toda a fama que está tendo. Enfim, é pra isso que existem vários livros, pois existem várias opiniões :) Estou participando da promoção e torcendo muito! \o/

    www.um-momentoasos.blogspot.com
    daymanuvieira@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que, mesmo você tendo amado o livro, não quis me bater por não ter falado só bem dele! hehehe

      Obrigada pela visita e boa sorte no sorteio! ^^

      Excluir
  5. Gostei de q vc disse pra não criar expectativas por causa da publicidade pq eu queria mt ler por causa disso (kkk) tão falando demais e fiquei interessada!
    Mas vou ler pra ver se é tão bom quanto estão anunciando! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. Acho que todo mundo deve ler antes de falar bem ou mal do livro. Depois me conta o que achou!

      ^^

      Excluir
  6. Adorei a resenha. Adoraria ler este livro, espero que ganhe o sorteio .

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é lindo demais! *-* Muito boa a resenha xD

    ResponderExcluir
  8. Ótima resenha! Eu já estava com vontade de ler, agora então necessito! ;)

    ResponderExcluir
  9. Eu tava com tanta vontade de ler o livro, mas agora fiquei com um pé atrás. Espero não acontecer comigo o que aconteceu com você. Espero gostar!
    Adorei a resenha :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaah
      Não fique Rossana. Talvez você ame o livro, como aconteceu com a maioria das pessoas! Mas que bom que ainda assim gostou da resenha.

      Beijos.

      Excluir
  10. Todo mundo fala tão bem deste livro que eu quero muito ler.

    Bjus.

    ResponderExcluir
  11. Realmente ouvi tanto, mas tanto falar sobre ele que fiquei louca pra ler, tanta gente dizendo que ele é perfeito, que você faz chorar horrores e tals e é legal ver uma resenha de uma pessoa que pensa diferente, porque te faz ver que como todos os livros, isso é questão de gosto, vai de cada um para cada um. Eu particularmente já li o livro e gostei. Concordo com a frase 'Você vai rir, chorar e ainda querer mais' porque comigo foi exatamente assim, no entanto não chorei tanto como algumas pessoas disseram que choraram ao ler e olha que choro fácil demais, rs Mas acho que ele merece toda a fama que tá tendo por aí, apesar de certas pessoas exagerarem. John Green escreve divinamente, sem dúvida alguma. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né? Eu praticamente só li resenhas super positivas dobre o livro. Fiquei até meio assim quando fui escrever a minha, mas como você disse é questão de gosto. E eu gostei do livro, apesar de tudo.
      Não conheço outros livros do John Green e estou louca pra ler, pra tirar logo essa minha dúvida sobre ele.
      Obrigada pelo elogio! ^^

      Beijos.

      Excluir

Obrigada pela visita! Gostou? Me diga nos comentários!







Layout por A Design - Ilustração por Aline Fraenkel

Todos os direitos reservados ©