Resenha: Em Chamas

Olá!

A resenha de hoje é do segundo livro da série Jogos Vorazes!


Em Chamas
Sinopse - Em Chamas - Jogos Vorazes - Livro 2 - Suzanne Collins
Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.




Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
ISBN: 9788579800641
Nº de Páginas: 413
Ano: 2011

Após a vitória inédita de dois tributos na 74ª edição dos Jogos Vorazes, algo de muito ruim (para a Capital) está prestes a acontecer. Com aquele gesto que fez com que os dois saíssem vivos da arena, Katniss e Peeta, ganharam a admiração do povo da Capital e dos Distritos, mas também despertaram a fúria do governo e do presidente Snow.
Mesmo sem querer, Katniss incitou a população dos Distritos a pensar que podem derrubar esse governo que os manipula e mata seus jovens todos os anos e a ver que não estão totalmente nas mãos da Capital. Vendo o que a vitória dos dois jovens causou à Panem, o governo faz planos para acabar com essa nova esperança e manter todos sob controle, como sempre fez.


Em Chamas é o segundo livro da trilogia Jogos Vorazes e já é melhor do que o primeiro, para mim. Achei a capa mais bonita que a primeira e a história ainda mais emocionante.
O livro é divido em três partes e a primeira retrata muito bem seu nome, "A Fagulha".
No início o livro mostra a nova vida que Katniss e Peeta levam depois de vencer os jogos. Agora, os dois moram em casas grandes e equipadas que ficam na Aldeia dos Vitoriosos do seu Distrito. Eles ainda têm como vizinho Haymitch, seu mentor nos Jogos.
Por mais que os Jogos tenham se passado há alguns meses, a vida dos três ainda é muito influenciada por eles. Além dos pesadelos que algumas vezes acometem os vencedores, eles estão em turnê pela Panem passando por todos os Distritos, participando de festas e entrevistas na Capital.
Desde o final do primeiro livro, Peeta já sabia que por mais que seu amor por Katniss fosse verdadeiro o dela não passou de encenação para que eles conseguissem sair vivos da arena. Por isso, agora eles só se comportam como "casal apaixonado" na frente das câmeras.
Katniss voltou a passar algum tempo com Gale (que agora todos pensam ser seu primo), e está mais confusa do que nunca.
A segunda parte do livro começa a ficar muito mais intensa e é chamada "O Massacre".
A cada 25 anos dos Jogos, ocorre o Massacre Quaternário, que é versão glorificada dos Jogos. Esse é o ano do terceiro Massacre e, para surpresa de todos, a escolha dos tributos será feita a partir do rol dos vitoriosos. É isso! Katniss voltará para a arena.
Teoricamente, as regras para a escolha dos tributos que farão parte do Massacre já foram decididas assim que os Jogos foram criados, mas quem é que acredita nisso? Não eu. Nem Katniss. Mas não há nada que ela possa fazer para mudar isso. A partir daí ela, Peeta e Haymitch começam a treinar todos os dias, obrigados por Peeta.
Antes de saber disso tudo, Katniss pensou em fugir com sua família, a família de Peeta, a família de Gale e até Haymitch, mas viu que não seria possível.
Na terceira e última parte do livro toda a ação ocorre na arena. "O Inimigo".
Aqui fica difícil falar alguma coisa sem dar spoiler, mas posso dizer que essa parte é tão ou ainda melhor do que a primeira vez na arena. Aqui aparecem personagens muito mais interessantes, como Finnick, Beetee e Wiress, e Katniss e Peeta estão totalmente disposto a dar a vida para salvar o outro.
O final é muito surpreendente! Fica impossível não querer correr e ler logo o próximo livro para ver como tudo vai terminar.

Não posso deixar de dizer que vi algumas semelhanças entre o livro e o que estamos vivendo atualmente no Brasil. Todas essas manifestações que estão ocorrendo em várias cidades, se encaixaram perfeitamente na história, que mostra todos aqueles levantes que começaram a ocorrer para tentar derrubar a Capital.
Pode parecer viagem da minha parte mas acho que li em um momento bem oportuno, já que a leitura aumentou ainda mais a vontade e a esperança que eu tenho de lutar e de pensar que, desta vez, a gente pode fazer alguma coisa que realmente vai mudar este país.

Recomendo muito a leitura da série!

Beijos e até! ^^

3 comentários:

  1. Olá, Igor!
    Muito obrigada pelos elogios, fico muito feliz quando alguém gosta do que eu escrevo! ^^
    Pode deixar que vou passar no seu blog, sim!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, adorei a resenha! Sou fã da trilogia e já falei de todos no meu blog... Não vejo a hora do segundo filme... E concordo com você: esse é ainda melhor que o primeiro!

    Bjs e já sigo o seu blog...

    www.universodosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Gostou? Me diga nos comentários!







Layout por A Design - Ilustração por Aline Fraenkel

Todos os direitos reservados ©