Resenha: O Incêdio de Troia

Olá!

Quem gosta da Guerra de Troia?
Na resenha de hoje essa história é contada de uma maneira um tanto diferente.


O Incêdio de Troia
Sinopse - O Incêndio de Troia - Marion Zimmer Bradley
Da mesma autora de "As Brumas de Avalon"

Em O Incêndio de Tróia, Marion Zimmer Bradley, autora de As Brumas de Avalon, recria a história da Guerra de Tróia - e a narra a partir do ponto de vista de Cassandra (que ela chama de Kassandra), bela e atormentada princesa de Tróia.

Na brilhante recriação que a autora faz da famosa lenda, a queda de Tróia acontece de uma forma nova e ousada, desde a provação de Páris, o rapto de Helena (neste livro, não a cruel adúltera da lenda, mas uma mulher afetuosa, dedicada a Páris e aos filhos) e a convocação dos exércitos gregos por Agamenon, o enfurecido cunhado de Helena, à tragédia final da destruição da cidade, condenada pelos deuses - e pelo orgulho voluntarioso de seus líderes.



 Autora: Marion Zimmer Bradley
Editora: Imago
ISBN: 9788531210587
Nº de Páginas: 517
Ano: 2010


Kassandra, irmã gêmea de Páris, filha do Rei Príamo e da Rainha Hécuba, é uma sacerdotisa que não é muito bem vista pela família. Devido às suas visões, é mandada para passar um tempo com as guerreiras amazonas, onde sua mãe foi criada antes de se casar com o Rei.
Páris, assim que nasceu, foi enviado para longe do castelo já que antes de seu nascimento, sua mãe havia tido um pesadelo, o que era considerado um mau presságio e também porque segundo uma profecia, gêmeos traziam má sorte. Ele é criado sem saber que é filho do Rei e quando é reconhecido como tal é enviado à Esparta, para selar um acordo de paz. Quando volta a Troia, traz consigo Helena, mulher de Menelau, que fica enfurecido e com a ajuda de seu irmão Agamenon, declara guerra a Troia.
A partir daí, o que Kassandra já havia previsto fica mais próximo de acontecer. A guerra começa e isso pode desencadear o destino trágico da cidade de Troia.


Marion Zimmer, reconta a história de Troia de um ponto de vista feminino (como é comum em suas obras) e de uma maneira singular.
Kassandra, a princesa de Troia é bem diferente das mulheres da cidade. Ela não acha que o melhor destino para ela, ou para qualquer outra mulher, seja o casamento e os filhos. Desde criança tem visões e sua família (e outras pessoas da cidade) a consideram louca. Depois de um sonho como deus Apolo, onde ele dizia que ela seria sua sacerdotista, ela começa a entender melhor tudo o que vê.
Páris, seu irmão gêmeo, foi criado por pastores sem nunca saber que era filho do Rei e da Rainha. Kassandra também não sabia da existência do irmão, até começar a ter visões através dos olhos dele.

Assim que Kassandra está próximo de se tornar mulher, sua tia Pentesileia, irmã de sua mãe, é chamada para buscá-la e para cuidar dela pelo próximo ano. Pentesileia, assim como Hécuba era antes de se casar com o Rei, é uma guerreira amazona. As amazonas são mulheres que andam a cavalo, lutam em guerras e não se prendem a nenhum homem. Vivem em grupos de mulheres e só "usam" os homens para ter filhos.
O tempo que passou com elas serviu para Kassandra aprender mais sobre seus dons e também  para fortalecer ainda mais sua visão de que as mulheres são fortes e podem sobreviver sozinhas. Também entrou em contato com a Mãe Terra, deusa de todos os deuses e com a fé no matriarcado.

Quando Páris é reconhecido príncipe de Troia, é enviado a Esparta para um acordo de paz, mas o que ele faz? Volta com a esposa de Menelau, Helena, e a toma como sua própria esposa. Isso desencadeia a fúria de Menelau que logo pede a ajuda de seu irmão, Agamenon, conhecido por ser um grande tirano, e juntos declaram guerra a Troia.
Helena, nessa recriação, não é aquela tirana desalmada da lenda, mas sim uma esposa e mão afetiva e carinhosa com os filhos e com Páris. Mas uma coisa que não mudou é que ela ainda é a mulher mais linda de toda a Grécia. (Acho que foi um dos motivos para Páris se apaixonar, né?)

Quando Kassandra volta para Troia, vai viver como sacerdotista na casa do deus Apolo e isso muitas vezes gera um conflito interno já que ela também tem muita fé no antigo matriarcado e na Mãe Terra. Mesmo assim ela continua firme na nova vida que escolheu.
Assim que vê Helena colocar os pés na cidade, prevê o fim de Troia e avisa a todos , mas ninguém acredita nela, já que era considerada louca e amaldiçoada.
Com a guerra ocorrem muitas mortes e Kassandra passa por momentos muito ruins.

O final não foi nada previsível para mim e achei muito bom para fechar a história.
Acho que surpreendeu muita gente.


O livro é dividido em três volumes. O primeiro é O Chamado de Apolo, o segundo O Presente de Afrodite, e o terceiro A Drestuição de Posêidon.
A história é cheia de emoção, tanto nas batalhas quanto nas partes românticas, que não são muitas. Mesmo mudando muito a lenda verdadeira, ela conta com muito da mitologia grega, os deuses, os heróis e as heroínas.
A história é contada a partir da visão de Kassandra, que por sinal é uma ótima personagem. Adorei sua personalidade e o jeito como vê as coisas. Acho que a autora foi muito feliz em sua criação.
Outros personagens que me conquistaram foram Heitor, irmão mais velho de Kassandra e, porque não dizer, Helena. Como eu disse, ela é recriada de uma maneira afetuosa e dedicada e amizade que ela faz com Kassandra também é muito bonita.

Outra coisa que gostei muito foi das amazonas! Adoro essas mulheres fortes que se julgam igual ou até superior aos homens. A parte da história que se passa com elas é muito interessante.

Uma das poucas coisas que não gostei no livro foram as páginas. Elas são brancas e eu achei as letras pequenas, o que não ajuda na leitura, já que cansa muito mais rápido.
Mas se tratando da história, eu gostei muito e não me lembro de algo que me decepcionou. E isso fez com que eu acabasse o livro bem rápido. (Mesmo com suas 517 páginas brancas)
Adoro mitologia grega e adorei a versão da autora, contando de um ponto de vista feminino. Não acho que seja feminista, como ouvi de alguns, acho que ela soube dosar muito bem para não se tornar isso.
Recomendo muito a leitura, principalmente para quem gosta de mitologia.

A autora também escreveu As Brumas de Avalon, série que eu sou louca para ler, e eu nem tinha notado que era dela também. Quando descobri fiquei ainda mais curiosa sobre esses outros livros.


É isso.
Beijos e até! ^^

5 comentários:

  1. Ahh eu tenho esse livro em casa e ainda nem comecei a ler, ta no plastico até. Depois dessa resenha vou dar mais atenção ao meu livro novo *-* Muito boa, parabéns.

    Ah, teu blog é perfeito. =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Cíntia!
      Depois que você ler,me conta o que achou. ;)

      Bjs. ^^

      Excluir
  2. Eu amei esse livro. Fiz uma resenha no meu blog.
    Obrigada pela visita e por seguir. Seguindo também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, adorei a sua resenha e concordo que a edição podia ser mais caprichada com páginas e letras melhores.

      Beijos.

      Excluir
    2. Obrigada, Nadia!
      Vou lá no seu blog conferir a resenha. :)

      Bjs

      Excluir

Obrigada pela visita! Gostou? Me diga nos comentários!







Layout por A Design - Ilustração por Aline Fraenkel

Todos os direitos reservados ©