Resenha: Para Sempre

Olá!

Todo mundo ainda de ressaca do dia dos namorados?
Para não sair do clima de romance, hoje a resenha é de um livro liiindo que está entre os meus preferidos. ^^

Ah, e vale a pena lembrar do sorteio que está rolando aqui no Blog. Quem ainda não está participando tem até o dia 30/06. Aproveitem que os livros são lindos e têm tudo a ver com esse mês romântico! :)

Para Sempre

Sinopse - Para Sempre - A história que inspirou o filme
A vida que Kim e Krickitt Carpenter conheciam mudou completamente no dia 24 de novembro de 1993, dois meses após o seu casamento, quando a traseira do seu carro foi atingida por uma caminhonete que transitava em alta velocidade. Um ferimento sério na cabeça deixou Krickitt em coma por várias semanas. Quando finalmente despertou, parte da sua memória estava comprometida e ela não conseguia se lembrar de seu marido. Ela não fazia a menor ideia de quem ele era. Essencialmente, a "Krickitt" com quem Kim havia se casado morreu no acidente, e naquele momento ele precisava reconquistar a mulher que amava.

Autorer: Kim e Krickitt Carpenter
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630083
Nº de Páginas: 144
Ano: 2012




Após uma ligação profissional para comprar artigos esportivos, Kim e Krickitt se conhecem e começam a conversar por telefone. Depois de algumas ligações eles acabam se encontrando e se apaixonando. Pouco tempo depois de se casarem, um acidente horrível muda totalmente a vida do casal e torna sua vida um desafio diário. Após acordar do coma, Krickitt não se lembra dos últimos meses de sua vida e isso inclui não se lembrar que é casada e, consequentemente, do seu marido. Kim passa por momentos que nunca imaginou passar. Sua esposa, a quem ele tanto ama, não é mais a mesma e ele percebe que precisará reconquistá-la.


Kim Carpenter é treinador de beisebol de uma universidade no Novo México e Krickitt é atendente de uma loja de artigos esportivos, na Califórnia. Os dois se conheceram por telefone após uma ligação de Kim, que estava interessado em jaquetas para ele e seus assistentes.
Assim que ouviu a voz de Krickitt no telefone, Kim ficou no mínimo curioso já que esperava ser atendido por um representante entediado e não por uma moça alegre e com uma voz que lembrava muito bem um grilo, assim como o seu nome.

É difícil de acreditar e parece até coisa de filme (ou livro), mas após essa única conversa, Kim já não conseguia parar de pensar naquela atendente. Assim, passou a ligar frequentemente para ela e logo os dois passavam horas ao telefone (Mesmo que isso gerasse uma conta de 500 dólares ao mês). Como naquela época (1993) não havia e-mail ou celular, o jeito era apelar para o telefone fixo mesmo. Os dois também trocavam cartas e foi assim que eles se viram pela primeira vez, através de uma foto.
Através das conversas e mesmo após se encontrarem, Krickitt fez questão de compartilhar da sua fé. Ela tinha que ser honesta e saber o que ele pensava a respeito. Kim também era cristão mas não praticante, como Krickitt. Mesmo assim ele também tinha sua fé e isso os uniu ainda mais.

Tudo muito lindo até aqui, então tinha que acontecer uma coisa ruim, né? Não tinha, mas acontece.
O acidente de carro, que deixa Krickitt sem parte de sua memória, acaba com aquele relacionamento lindo que os dois tinham. Os dois ficaram muito feridos, mas Kim se recuperou bem mais rápido do que sua esposa, mas nem por isso sofreu menos do que ela. Na verdade, acho que posso dizer que seu sofrimento (pelo menos emocional) foi muito maior.
Já imaginou você ser casado e seu marido ou sua esposa não se lembrar de você? Eu não gosto nem de pensar nisso, deve ser uma das coisas mais horríveis.

Por isso admiro tanto Kim. Ele passou por tudo com muita força, fé e dedicação. Claro que teve momentos em que ele considerou desistir, nada incomum já que sua amada esposa não se parecia em nada com o que era antes. Kim se esforçava de todas as maneiras para fazer Krickitt se lembrar de seu casamento e do quanto eles se amavam, mas era inútil.
Os médicos diziam que sua memória poderia voltar a qualquer momento ou não voltar nunca mais. Kim se apega a chance dela voltar.


O livro é narrado por Kim e é uma história verdadeira. A forma como ele conta é delicada e nos faz sentir o que ele está passando no momento.
Para mim o livro fala totalmente do amor verdadeiro que, apesar de qualquer adversidade, deve ser mantido. Passa a mensagem de que mesmo que seja difícil e que às vezes pareça mais fácil desistir, nunca devemos desistir de quem realmente amamos.
E como o próprio autor diz: "Acho que a nossa história se manteve viva todo esse tempo porque é um relato de esperança, do tipo que está sempre em falta no mundo..." P.144
O final é muito bonito e foi bem satisfatório! Confesso que se fosse uma história escrita (e por mim) teria sido diferente, mas levando em conta que é verdadeira, foi ótimo. Vale muito a pena conferir.

Esse foi um dos últimos livros que me fez chorar. Não que ele seja o tempo todo emotivo ou que arranque muitos suspiros, mas a história é tão simples e ao mesmo tempo tão complicada que realmente me tocou.
Não há muitos diálogos mas ela flui facilmente. E o fato do livro ser pequeno também ajuda, eu li em poucas horas.

Suuper recomendo a leitura. Acho que todos deveriam ler pois, como a história fala de esperança, dedicação e perseverança, vale para vários momentos da vida e não só para relacionamentos.


Em 2012 o livro ganhou sua adaptação para o cinema.
Eu fiquei muuito ansiosa para assistir e quando finalmente consegui fiquei muuito decepcionada. Sério, foi uma das piores adaptações, para mim. Não me passou nem metade da emoção do livro, fora que mudou várias coisas essenciais. Enfim, para quem assistiu ao filme sem ler o livro, pode ter sido uma boa, mas acho que quem já tinha lido não ficou muito feliz.
E olha que eu adoro os atores que interpretaram o casal, mas mesmo assim o filme não me convenceu nem um pouco!
Então galera, por favor, leiam o livro!


Por hoje é só!
Espero que tenham gostado.
Beijos e até! ^^

2 comentários:

  1. Este livro é muito lindo!!!
    E mesmo sendo baseado na vida real, que eu não curto muito, deste eu consegui gostar...
    Adorei sua resenha, está muito bem escrita. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  2. Lindo demais, né?
    Obrigada pela visita! ^^

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Gostou? Me diga nos comentários!







Layout por A Design - Ilustração por Aline Fraenkel

Todos os direitos reservados ©