Resenha: Um Dia

Olá!

Vamos falar um  pouquinho deste livro?


Um Dia

Sinopse - Um Dia - Vinte anos, duas pessoas, um dia. - David Nicholls
Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.



Autor: David Nicholls
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580570458
Nº de Páginas: 416
Ano: 2011


Dex e Em. Em e Dex.
15 de julho, dia de St Swithin.
Após passar uma noite e um dia juntos, depois da formatura, Dexter e Emma se tornam especiais um para o outro. Os dois acabam de se formar e tem muitas expectativas para o futuro, cada um tem um caminho a trilhar e os caminhos são bem diferentes. Emma quer ser escritora e Dexter quer viajar pelo mundo para se encontrar.
Com o passar do tempo eles percebem que a vida não está como eles queriam ou imaginavam. Emma ainda trabalha em um restaurante e Dexter é um apresentador (mal sucedido) de TV.
Mesmo após tanto tempo, Dex e Em ainda sentem falta um do outro e sempre dão um jeito de se encontrar ou, pelo menos, se falar de alguma forma.
A relação que eles criam é difícil de explicar. Eles não são amantes ou namorados, mas também não são simplesmente amigos. A relação dos dois é marcada por muitas alegrias e também por momentos difíceis e tristes. Ainda assim, o que sentem um pelo outro não é abalado.


Chorei.
Comprei este livro no dia do meu aniversário, ano passado, e só consegui ler agora. Só tinha ouvido/lido coisas boas sobre ele e estava super ansiosa para ler.
Para ser sincera, não foi o que eu esperava. Adorei o livro, mas imaginava algo diferente.
Vamos lá...

O livro começa em 15 de julho de 1988 e termina em 15 de julho de 2007.
Cada capítulo se passa nesse mesmo dia, 15 de julho, só que em anos diferentes.
A história é narrada em terceira pessoa e a cada momento fala mais de Emma ou de Dexter.
Em e Dex são jovens que acabam de se formar e estão ansiosos com o futuro que os aguarda. Os dois se conhecem no dia da formatura e se tornam bons amigos. Emma, na verdade, sempre teve certo interesse em Dexter, enquanto ele nunca a tinha notado. Mesmo assim, após a noite que passam juntos, eles não se tornam namorados ou algo do tipo.

Cada um segue um caminho. Emma começa a trabalhar em um restaurante mexicano e Dexter viaja pelo mundo até se tornar um apresentador de TV. No meio disso tudo eles ainda se correspondem (Emma sempre mais empolgada do que ele) e às vezes conseguem se encontrar.
Os dois passam por relacionamentos que não dão certo e cada vez mais sentem a necessidade de ficar perto um do outro.
A história dos dois é tudo que não podemos chamar de contos de fadas. Eles passam por tanta coisa que fica cada vez mais difícil de acreditar que eles vão ficar juntos.

O final. Ahhhh, o final.
Não sei o que dizer sobre ele. Na verdade, sei sim. O final deveria ser diferente!
E é justamente por isso que não posso dizer que adorei o livro. O final estragou tudo, para mim.
Claro que não vou contar o que acontece, só precisava dizer isso.

No geral o livro é lindo, bem escrito, as páginas são ótimas para ler (amareladas) e a leitura flui de uma forma maravilhosa. Se eu recomendo? SIM! Mas não digo que é a melhor coisa que já li.

A história já ganhou adaptação para o cinema. Eu assisti assim que acabei de ler e posso dizer que não gostei. Só digo que vale a pena assistir pela Anne Hathaway. (Terceira atriz favorita! ^^)

Por hoje é isso.
Ah, desculpem pela ausência nesta semana. Comecei várias matérias novas na faculdade e está bem apertado conseguir um horário para escrever. Mas já ajeitei minha agenda e não vamos passar mais que três dias sem post.

Beijos e até! ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Gostou? Me diga nos comentários!







Layout por A Design - Ilustração por Aline Fraenkel

Todos os direitos reservados ©